José Saramago

sexta-feira, 24 de março de 2023

Normalidades...

Só se brinca com coisas sérias...

9 Para contrariar o méu horóscopo. 

15 Fico menos sozinho. 

18 A técnica certa para encontrar as minhas raízes.

21 Para pôr uma pedra sobre o assunto.

33 Terei a última palavra. 

38 Já não tenho nada que vestir

75 Porque tenho preparadas umas últimas palavras belíssimas, e arrisco-me a esquecê-las se esperar demasiado.

100 Porque tenho mil boas razões para não gostar de mim.


«História de um homem que enlouquece devido à hostilidade do mundo que o rodeia»

Trelkovsky era um jovem dos seus trinta anos, honesto, bem-educado , que acima de tudo detestava complicações. 

  De súbito, sentiu o indizível pesar de não haver conheciso Simone Choule mais cedo. 

  Trelkovsky não tinha o hábito de pensar na morte... Em último recurso, tentou imaginar a própria morte..

  Revelou-se uma estupidez ter organizado uma festa no apartamento... Não se divertira, gastara dinheiro e , ainda por cima, comprometera o futuro. 

  Na sua vida no apartamento, nunca se esquecera de que havia alguém em cima, alguém em baixo e outros dos lados. 

  Com que direito se arrogaria a minha cabeça o título de eu? Por conter o cérebro?

O estilo das frases trocadas deixara-o extremamente contente. Tudo aquilo fora tão deliciosamente artificial! A única coisa que o desarmava era a realidade. ...

 e vomitou. Não era desagradável.Era como uma libertação. Uma forma de suicídio, por assim dizer.

Sem comentários: