José Saramago

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Indefinível...


Adivinho em ti o sabor da maçã, o contundente desígnio do fruto proibido, a morte que silenciosamente me aguarda à beira da praia. 

O céu deve ser mais ou menos assim. Sem trouxas de ovos. Enfeitiçado pelo teu sorriso. E com esta música de algodão.

Escrevo-me. Escrevo-me. Escrevo-nos

ou seja lá o que for...

Os sonhos são sempre estranhos. Lugares infinitos da imaginação. Mel. Precipício. Ilusão.

Confesso ter-me perdido de ti na imensidão poética daquela Costa de Prata...

Um subterrâneo escreve-se sem palavras, sem frases e sem mudança de parágrafo. Avança-se e vive-se numa linguagem de morcegos, fungos, bactérias, em textual ilusão de crença e autonomia. Larva. Lamela. Laringe.



Não gosto da vulgaridade de Benta, não gosto da sensualidade de Bernardo, não gosto do realismo  das cenas de sexo, nos mais diversos lugares... .Não gosto dos diálogos, não gosto do uso e abuso de vocábulos , num nível de língua demasiado pomposo. Gosto, apesar de tudo, do narrador, particularmente  nas descrições...

Klara é um AA (Amigo Artificial) , talvez um androide, apesar de o autor nunca usar esta designação. Dotada de uma grande capacidade de observação, Klara estuda o comportamento das pessoas em frente à montra da loja onde está exposta. Klara espera, assim como outros AA, que uma pessoa a escolha como companheira, a compre e a leve para sua casa

    Quando éramos novas, Rosa e eu estávamos a meio da loja, ao lado da mesa das revistas, e conseguíamos ver mais de metade da montra. Víamos, portanto, o exterior — os trabalhadores de escritório apressados, os táxis, os corredores, os turistas, o Pedinte e o seu cão, a parte inferior do Edifício RPO. 

    eu sabia que a melhor estratégia seria esforçar -me mais do que nunca para ser uma boa AA para Josie até que as sombras recuassem. Ao mesmo tempo, ficava cada vez mais claro para mim até que ponto os humanos, no seu anseio de fugir da solidão, faziam manobras muito complexas e difíceis de compreender.

Somos ambos sentimentais.Não conseguimos impedi-lo. A nossa geração ainda tem os velhos sentimentos. Uma parte de nós recusa-se a reconhecer. A parte que quer continuar a acreditar que existe algo inatingível dentro de cada um de nós. Algo que é único e não transmissível. Mas não há nada disso, sabemo-lo agora.


Eu gosto deste sítio( da Sucata) E tenho as minhas próprias memórias para percorrer e pôr na ordem certa.



    Na verdade, "hoje" é uma palavra que só os suicidas deveriam poder utilizar, para todos os outros não tem sentido nenhum, para estes "hoje" é pura e simplesmente a designação de um dia qualquer, é hoje, pronto... 

    Eu sou o primeiro exemplo de desperdício total, entusiástica e incapaz de fazer um uso racional do mundo, e posso comparecer no baile de máscaras da sociedade, mas também posso não ir, como uma pessoa que se viu impedida de ir ou se esqueceu de fazer um disfarce, não consegue encontrar a máscara por negligência e, por isso, deixa de ser convidada.
        
    
À excessivamente meticulosa, 
         22 anos depois do seu nascimento, 
               Do excessivamente indefinido

Sem comentários: