Fiel à sua filosofia o homem atacou a pedra para libertar a forma que já lá se encontrava. E a mulher surgiu, de uma incrível beleza , debruçada sobre o filho, abandonado no seu colo num sono de morte.... A mais bela estátua de todos os tempos , e esta estava simplesmente escondida no fundo de uma pedra. Por mais que Michelangel Buonarroti procurasse, por mais que gritasse, nunca mais encontrou outra igual em nenhum bloco de mármore.
A Pietà de Michelangelo perde um braço,o nariz, uma pálpebra, e fica salpicada de marcas...Muitos na multidão não tiveram a presença de espírito para reagir.Mas lembram-se de apanhar os fragmentos de mármore da vítima para os levarem para casa.Alguns, tomados de remorsos, devolvê-los-ão, mas não a maioria.
Amantini sugere uma explicação que, para alguns, esclarecerá o gesto de Lazlo Toth quando este procurou a Pietà Vitaliani para a destruir, mas não a encontrou e recorreu à Pietà de Michelangelo: a obra aproxima-mos do divino. Está possuída sim, mas pela presença divina.(...) o mistério pode residir na relaçãodo escultor com a sua modelo.
Uma escultura é uma anunciação (...) O importante não é o que esculpes. O importante é o motivo pelo qual o fazes.
Esculpir é muito simples. Trata-se apenas de retirar camadas de histórias, de pequenos episódios, os que são desbnecessários, até chegar à história que nos diz respeito a todos, ... a história que já não pode ser reduzida sem a danificar. É nessa altura que se tem de parar de bater.
Mas a cerdade é esta : se Cristo é sofrimento, então, quer vos agrade quer não, Cristo é uma mulher.
Mas a cerdade é esta : se Cristo é sofrimento, então, quer vos agrade quer não, Cristo é uma mulher.
Notas dispersas
Todas as fronteiras são invenções. / Só nos contos de fadas o ódio se transforma numa grande amizade.
Ontem dei um beijo ao meu irmão ....um belo homem que partia para a guerra.Esta noite, o meu irmão é um esqueleto...Ontem foi há vinte e cinco anos. O tempo não corre à mesma velocidade em todo o lado. Einstein tinha razão.
O que é o historiador? Isto. Ver o que fica da velocidade que já passou.
Todas são as inscrições de voz são inscrições no tempo e não no espaço. As inscrições no espaço podem ser re-lidas, re-vistas; as inscrições no tempo podem ser escutadas. Poderás dizer , por isso, que o tempo é essencialmente sonoro, não se vê , não se toca,não se cheira...
O que tens aì gravado? Tempo... Tempo com uma certa , digamos, personalidade
Sem comentários:
Enviar um comentário